Chega a ser engraçado o que acontece com a repercussão da música popular em nosso país. A maior parte da população, em muitos casos, escutam as músicas sem se dar conta do contexto em que estão inseridas. Leigos e sem muito interesse em saber o conteúdo daquilo que é consumido, muitas vezes ouvem músicas que vão contra sua própria cultura. Algumas músicas de cantoras de axé, como Ivete Sangalo, Margareth Meneses e até da própria MPB, como a Vanessa da Mata, fazem referência à Umbanda de um modo sutil, mas perceptívil que passa imperceptível pelo público em geral.
Jorge Ben, na música "Mas que nada", refere-se aos terreiros de Umbanda e de como fazem os rituais de dança. Fala de toda a energia da dança e a importância dela nesses acontecimentos. Faz referência a termos usados nos rituais como "Ariá, ariá.. Obá, obá, obá". "Obá" é uma saudação de Orixá usada na Umbanda. Notamos, também, a presença da religião na música em passagens como "Que é misto de maracatu. É samba de preto velho, samba de preto tú". Maracatu é uma manifestação artística da música folclórica afro-brasileira. É uma mistura das culturas indígenas, africanas e européias. "Preto Velho" é uma entidade da Umbanda, que simboliza os escravos da África que vieram para o Brasil. A letra, aparentemente simples, tem um forte impacto cultural.
É necessário ir além do que é visível instintivamente e procurar ouvir as músicas de uma forma interpretativa, analítica e críica, procurando seu verdadeiro sentido.
É necessário ir além do que é visível instintivamente e procurar ouvir as músicas de uma forma interpretativa, analítica e críica, procurando seu verdadeiro sentido.
Mas que nada
O ariá raió
Obá obá obá
Sai da minha frente
Eu quero passar
Pois o samba está animado
O que eu quero é sambar
Esse samba
Que é misto de maracatu
É samba de preto velho
Samba de preto tú
Mas que nada
Um samba como este tão legal
Você não vai querer
Que eu chegue no final
O ariá raió
Obá obá obá
Sensacional a explicação.
ResponderExcluirEstragou meu prazer .... dizer que tem letra de umbanda ou terreiro...
ResponderExcluirComo diz o proprio Jorge "Um samba como este tão legal, você não vai querer que eu chegue no final..." É referência afro SIM, macumba SIM e TODO mundo curte. Chora, babaca.
ExcluirAdorei a explicação!!
ResponderExcluirA música é uma belíssima manifestação da MPB. Parabéns JBJ. O Brasil não pode deixar que opiniões religiosas influenciem em sua raiz cultural. A umbanda é uma religião brasileira, nasceu aqui.
ResponderExcluirNão representa a maioria fale por si
ExcluirÓtima explanação.
ResponderExcluirO diabo não é como Deus e não se importa de ser louvado mesmi sem querer... nos é q temos q fazer a escolha certa... e isto não é intolerância religiosa e sim uma realidade ...
ResponderExcluirO diabo sempre quis ser como Deus e usa religioes e " culturas" ou outras palhaçadas prá mascarar a verdadeira intenção do mal q é defazer todos aderir à trocar o certo pelo errado e o q é abominavel e profano ser santo
POR ISSO DEUS CRIOU O LIVRE ARBITRIO
MAS MANDOU Q TODOS FIZESSEM SUA ESCOLHA.
A mãe dele é imigrante Etíope, Obá é uma deusa guerreira do Camdoblé. " O ariá raió
ResponderExcluirObá obá obá
O ariá raió
Obá obá obá "
Nesse trecho a intenção é pedir força e bênção à entidade, para que todos possam desfrutar da musicalidade que une os povos.